quarta-feira, 18 de maio de 2022 - 18/05/2022 04:19:21
Revista Portal Útil

Publicado por Lucas Ferraz em 10/05/2022 às 21:26.

Não importa o segmento, área de atuação, porte, localização geográfica nenhuma empresa consegue escapar da necessidade de estar presente no mundo digital. É inegável o fato de que boa parte das relações, sejam pessoais ou profissionais, migraram para o mundo digital.

Este cenário levanta alguns importantes questionamentos, afinal, empresas de diferentes áreas ou modelos de atuação têm diferentes necessidades e características, portanto é de se esperar que as estratégias a serem aplicadas sejam diferentes.

De modo geral, a forma como uma empresa que vende fios e cabos elétricos se comunica com seus consumidores é diferente da forma que uma empresa de roupas infantis o faz, porém o “esqueleto”, a estrutura da comunicação é basicamente a mesma.

Na indústria é a mesma coisa, o marketing para esse segmento pode parecer algo muito complexo e diferente, mas o caminho a seguir não difere tanto assim dos demais. Se você tem dúvidas sobre como gerar conteúdo para sua indústria, siga a leitura que vamos te mostrar 3 dicas simples de aplicar.

O que este artigo aborda:

Público alvo

Não é segredo que para conseguir se comunicar de maneira assertiva é preciso conhecer o público-alvo. Isso vale para comércio, serviço e indústria, a diferença é que geralmente esta última realiza suas transações comerciais com outras empresas e não com o consumidor final.

3 dicas para gerar conteúdo industrial que são infalíveis

Porém, mesmo assim, é possível identificar quais são os objetivos dos negócios para os quais deseja vender e os principais problemas que enfrentam. Se sua empresa produz lacre de segurança, por exemplo, é preciso entender de que forma esse produto colabora para que os resultados do seu cliente sejam alcançados.

Descobrindo quais as expectativas do cliente para com seus produtos, é possível elaborar uma série de conteúdos que abordem esses temas. Para descobrir isso, é preciso investir em pesquisa, seja diretamente com sua base de clientes ou buscando informações externamente.

Redes sociais

É preciso ter presença nas redes sociais, elas são uma importante fonte de informações. São plataformas de relacionamento e cada vez mais os consumidores desejam consumir de marcas mais humanas e acessíveis, e estar nas redes sociais ajuda a transmitir essa mensagem.

Ao produzir conteúdo e distribuir nas redes, a partir do engajamento gerado, é possível conhecer mais profundamente o público-alvo e então construir mais conteúdos baseados nesses interesses manifestados.

Blog

Criar um blog no site da empresa, é uma excelente ferramenta para distribuir conteúdos e também para obter dados a respeito do tipo de tema que gera mais engajamento.

Se for observado que artigos que abordam assuntos relacionados a instalações elétricas, por exemplo, costumam gerar mais resultados, pode-se explorar diferentes variações e abordagens para o mesmo tema, falando sobre tipo de quadro de distribuição, fios para cada finalidade e assim por diante.

Gerar conteúdo de qualidade é importante para qualquer empresa e para indústria não seria diferente, os tempos estão mudando e é preciso acompanhar as tendências de forma a continuar competitivo no mercado.

Construa conteúdos sempre alinhados com os interesses do seu público-alvo (seja ele pessoa física ou jurídica) e sempre mensure os resultados, dessa forma é possível compreender quais podem ser mais explorados.

Lucas Ferraz

Consultor de marketing digital, especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads. Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

1

Pode ser do seu interesse

Qual a importância de uma assinatura de e-mail personalizada?

Qual a importância de uma assinatura de e-mail personalizada?

4 dicas de como usar hashtags no Instagram

4 dicas de como usar hashtags no Instagram

As 3 principais dicas ao contratar uma agência de marketing digital

As 3 principais dicas ao contratar uma agência de marketing digital

10 passos para você criar seu marketing de atração

10 passos para você criar seu marketing de atração

Psicologia do comércio eletrônico: 10 táticas que você pode aplicar hoje

Psicologia do comércio eletrônico: 10 táticas que você pode aplicar hoje

Como estruturar o setor de marketing de pequenas e médias empresas

Como estruturar o setor de marketing de pequenas e médias empresas