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Você usa indicadores de gestão de pessoas em sua empresa?

Uma boa gestão de pessoas pode ser um grande diferencial competitivo para o seu modelo de negócio.

A forma com que você gerencia um dos recursos mais valiosos da sua empresa – os humanos – pode impactar positivamente outros aspectos do negócio, como vendas, financeiro, produtividade, qualidade nas entregas, satisfação e fidelização dos clientes.

Os colaboradores são considerados o coração da empresa. Tendo isso em vista, o uso de indicadores de gestão de pessoas pode te ajudar a entender melhor o desempenho das suas estratégias com foco em garantir o bem-estar e a alta performance dos seus funcionários.

Neste artigo, você vai descobrir o que são indicadores de gestão de pessoas e por que é importante acompanhar essas métricas.

Continue a leitura para conferir ainda 6 indicadores de gestão de pessoas para implementar na sua empresa e ficar de olho no desempenho de suas equipes:

  1. Custo de absenteísmo;
  2. Taxa de de rotatividade voluntária e involuntária;
  3. Competitividade dos salários;
  4. Reclamações trabalhistas;
  5. Índice de satisfação dos funcionários;
  6. Retorno sobre investimentos em treinamentos.

O que este artigo aborda:

Reunião com um indicador de gráfico
Reunião com um indicador de gráfico
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O que são indicadores de gestão de pessoas?

Os indicadores de gestão de pessoas podem ser definidos como um tipo de métrica com foco em mensurar a efetividade e a eficácia das ações da empresa direcionadas aos seus recursos humanos.

Esses indicadores de RH fornecem uma visão ampla e palpável no que se refere ao desempenho das estratégias e processos do setor de RH em direção aos objetivos da organização e são importantes ferramentas para a gestão do pessoal.

Qual a importância dos indicadores de gestão de pessoas?

Os indicadores de gestão de pessoas, ou KPIs de gestão de pessoas, são métricas importantes para identificar oportunidades de melhoria e orientar as decisões do departamento de RH.

Por meio da análise desses indicadores, consegue-se ajustar as estratégias e alinhar as metas e objetivos do setor à realidade da empresa.

Essas ferramentas oferecem dados e informações valiosas para que se possa desenvolver ações que vão potencializar a produtividade e a satisfação dos funcionários e mitigar falhas na forma de gerir as pessoas.

Os KPIs de RH são fundamentais para quem deseja implementar a gestão estratégica de pessoas. Quer entender melhor este conceito e conhecer seus pilares?

6 indicadores de gestão de pessoas para usar na sua empresa

Se você tem interesse em fazer uso de indicadores de gestão de pessoas na sua empresa mas não sabe quais utilizar, descubra a partir de agora quais métricas você pode começar a acompanhar e promover uma gestão mais profissional e qualificada.

1 – Custo de absenteísmo

O custo de absenteísmo é um indicador de gestão de pessoas que mede o impacto financeiro que o não comparecimento dos funcionários gera para os cofres da empresa.

Afinal, sempre que um colaborador não comparecer, independentemente da causa para isso, suas tarefas deixam de ser feitas e alguém terá que se responsabilizar por elas.

Assim, não apenas as atividades desse funcionário são prejudicadas, mas também as do colaborador que teve que suprir sua falta.

Para calcular essa métrica, é preciso somar todos os custos necessários para cobrir as ausências de cada colaborador dentro de um período específico, como horas extras de outros funcionários ou vendas perdidas.

2 – Taxa de de rotatividade voluntária e involuntária

A rotatividade de pessoal, também conhecida como turnover, é um indicador utilizado para avaliar a qualidade do processo de recrutamento de talentos e a capacidade da empresa de retê-los.

O cálculo é feito dividindo o total de desligamentos pelo total de funcionários antes dos desligamentos ocorrerem. O ideal é que o resultado não seja superior a 5%.

3 – Competitividade dos salários

A taxa de competitividade de salário é calculada dividindo o salário que a sua empresa paga para determinado cargo pelo salário que a sua concorrente paga para esse mesmo cargo.

Se o resultado for abaixo de 1, significa que o seu salário não é competitivo com o mercado.

4 – Reclamações trabalhistas

A gestão de pessoas também deve acompanhar as reclamações trabalhistas de modo a averiguar cada uma delas e implementar as mudanças necessárias para que elas não se repitam.

5 – Índice de satisfação dos funcionários

Também entre os principais indicadores de gestão de pessoas, a satisfação dos funcionários é fundamental para reduzir as outras métricas já citadas, como absenteísmo, rotatividade e reclamações.

Realize pesquisas para saber o quão satisfeitos os seus colaboradores estão e obter insights sobre melhorias que podem ser implementadas.

6 – Retorno sobre investimentos em treinamentos

Esse indicador serve para avaliar o impacto dos treinamentos realizados para capacitar os colaboradores. Esse retorno pode ser medido comparando, por exemplo, a produtividade dos funcionários antes e depois do treinamento.

Os indicadores de performance de RH são muito usados em empresas que usam o chamado People Analytics. Você conhece essa tendência de gerenciamento de valores humanos, cada vez mais em prática em organizações que buscam alto desempenho?

Bom, agora que você já conhece os indicadores de gestão de pessoas, passe a fazer uso dessas métricas na sua empresa e tenha maior controle sobre o desempenho desse setor estratégico.

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Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

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