terça-feira, 17 de maio de 2022 - 17/05/2022 04:47:22
Revista Portal Útil

Publicado por Lucas Ferraz em 23/07/2021 às 19:29.

O que é catnip? Você certamente já ouviu falar de erva-dos-gatos, também chamada de catnip. Catnip é um tipo de erva que pode levar a maioria dos gatos à loucura: excitação, desejo de brincar e até mesmo a falta de controle.

Que efeitos esta planta tem sobre nossos amigos peludos? Tem alguma contraindicação? Isso tem algum benefício? Neste artigo, contamos tudo sobre a erva-dos-gatos.

O que é catnip? Duas linhas de ervas que podem ajudar o seu gatinho. Embora ambas sejam comumente chamadas de “catnip”, Nepeta Cataria e Dactylis Glomerata são duas plantas diferentes, mas ambas trazem benefícios aos felinos. Leia com a gente e entenda!

O que este artigo aborda:

Nepeta Cataria

Para entender o que é catnip vamos começar pela Nepeta Cataria, que é uma planta aromática perene, reconhecível pelo aroma de menta, sendo também chamada de “menta de gato”.

Possui caule ereto e folhas dentadas e cresce principalmente no Mediterrâneo Oriental, onde pode ser encontrada em campos não cultivados, ao longo das estradas. É capaz de repelir alguns insetos e também é cultivada para fins ornamentais e medicinais.

O que é Catnip? – Conheça a famosa erva-dos-gatos!

Essa planta se caracteriza pela presença de mentol e de um óleo à base de nepetalactona, um terpeno que atua confundindo o olfato do gato por ser capaz de adquirir o cheiro de outro gato nas folhas.

Estas propriedades o tornam particularmente atrativo para os gatos que, ao se aproximarem da planta, sentem vontade de esfregar e rolar neste vegetal. Os gatos também podem mastigar e lamber as folhas e ronronar, mostrando seu bem-estar.

Mais de dois terços dos gatos são afetados por esta planta, especialmente gatos jovens a partir dos dois meses de idade.

O efeito irresistível de Nepeta desaparecerá após cerca de dez minutos. No entanto, alguns gatos podem ser particularmente sensíveis ao terpeno e reagir de forma exagerada. Nestes casos, é melhor evitar oferecer a planta novamente.

O conselho geral, no entanto, continua a ser evitar o uso excessivo e continuado de Nepeta. Portanto, uma vez que o efeito benéfico terminar, será melhor não dar outro imediatamente.

Dactylis Glomerata

O que é catnip? Está na hora de conhecer sua segunda versão que também é amplamente difundida. Embora muitas vezes confundida com Nepeta Cataria, há uma grande diferença: Dactylis Glomerata é na verdade uma erva daninha muito comum.

Esta planta tem a função de ajudar os gatos a expulsar as bolas de pelo (que se formam no estômago de um gato para a limpeza regular e fisiológica da pelagem), estimulando o vômito.

O consumo de Dactylis Glomerata é recomendado para gatos que moram em apartamentos e não têm acesso frequente a rua ou a algum pátio com gramado.

Onde você pode encontrar catnip e como dar a mesma ao seu gato?

Esta planta se encontra na natureza, pois cresce espontaneamente em vários locais: terrenos não cultivados, aterros e ruínas de casas antigas. Porém, também é possível encontrá-la em lojas especializadas para gatos: é possível comprar algumas sementes e cultivar a planta em casa. 

É muito provável que essas lojas vendam catnip desidratado, na forma de comprimido, spray ou gota.

Como cultivar Catnip?

Bom, você já sabe o que é catnip e também onde encontrá-lo, mas e como cultivá-lo? Isso é possível? As duas plantas compartilham o fato de serem fáceis de cultivar, pois ambas se enraízam rapidamente no solo e podem ser plantadas tanto na terra quanto em vasos.

É necessário colocar uma camada de cascalho no fundo e por cima adicionar à terra. Em seguida, são feitos pequenos orifícios rasos e espaçados na superfície, para então inserir as sementes e cobri-las com solo úmido. Após cerca de uma semana, veremos pequenas mudas começarem a brotar!

Porém, enquanto a Dactylis Glomerata sempre pode ser deixada à disposição do gato, a Nepeta Cataria deve ser vigiada, para evitar que o gato, estando ao alcance da mesma, não faça um consumo excessivo de catnip.

Benefícios do Catnip

Já sabemos o que é catnip, e também algumas de suas vantagens para o bem-estar do gato. Mas, e quais são os benefícios gerais da mesma? Abaixo elencamos os dois principais benefícios, leia conosco:

Antiestresse

Para aqueles momentos em que o seu gato está estressado, por exemplo, após uma mudança ou após uma situação de tensão que ele pode ter experimentado em casa.

Brincar com esta planta pode deixá-lo mais relaxado pelo resto do dia. Além disso, seu comportamento pode ser mais calmo e relaxado porque liberou seu estresse graças a erva-dos-gatos.

Exercício

Se o seu gato é preguiçoso e não gosta de se mover muito, talvez uma árvore de gato com catnip na ponta possa fazer com que eles se sintam estimulados e tenham vontade de se mover.

Além disso, seu gato relaciona uma sensação agradável ao brinquedo, então eles têm mais motivos para usá-lo com maior frequência.

Euforia e felicidade

Os efeitos são diferentes, mas têm um denominador comum: causar felicidade. Assim que o seu gato for atraído pelo cheiro da erva-dos-gatos, ele sentirá o cheiro, se esfregará nela e poderá até querer comê-la.

Gatos que possuem acesso ao catnip ficam eufóricos, descontrolados e ansiosos para brincar. Você verá como seu gato começa a rolar sobre o corpo ao tocar na planta: ele ficará totalmente brincalhão e começará até a caçar animais imaginários.

Mas nem todos os gatos agem da mesma forma, então não precisa achar estranho se algumas dessas reações que citamos não acontecerem.

Contraindicações do Catnip

Alguns chamam de “droga para gatos”, mas não há nada mais longe da verdade: a planta não faz mal à saúde do felino. 

Quanto ao meio ambiente, é importante levar em consideração os diferentes elementos presentes na casa que podem ser perigosos, como locais onde pode cair ou objetos frágeis que podem quebrar.

Lembre-se de que o nível de excitação pode ser tão alto que seu gato não conseguirá se controlar como costuma fazer. Em raras ocasiões, a erva-dos-gatos pode causar vômito ou uma reação adversa no felino. Nesse caso, é provável que seu gato seja alérgico ao catnip.

E então, gostou de compreender de maneira melhor o que é catnip e seus efeitos no cotidiano de seu gatinho? Deu vontade de comprar para seu felino? Comenta pra gente aqui embaixo. Até a próxima!

Lucas Ferraz

Consultor de marketing digital, especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads. Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

1

Pode ser do seu interesse

Quantas gramas de ração um cachorro deve comer por dia?

Quantas gramas de ração um cachorro deve comer por dia?

Dicas para aumentar a longevidade do seu cão

Dicas para aumentar a longevidade do seu cão

6 raças de cachorro para ter em sua casa

6 raças de cachorro para ter em sua casa

Produtos pet: as opções que seu animalzinho precisa conhecer em 2022

Produtos pet: as opções que seu animalzinho precisa conhecer em 2022

Ração boa e barata para cachorro: Como escolher?

Ração boa e barata para cachorro: Como escolher?

Dipirona para gatos: Veja quando é indicado e como medicar

Dipirona para gatos: Veja quando é indicado e como medicar