Por mais natural que seja a queda de pelos em cachorros, investigar a causa é sempre prudente. E claro, se houver como amenizar, melhor será para o tutor e seu pet.
Muitos tutores se surpreendem quando se deparam com o volume de pelos que seus pets perdem a cada dia. É como diariamente os mesmos tivessem passado por uma maquina de tosar cachorro, e não parasse de cair pelos.
Embora preocupante, a queda dos pelos é um processo natural dos pets. Claro, que prudência nunca é demais e vale a pena investigar se não há qualquer outra causa relacionada à queda dos pelos.
O que este artigo aborda:
- Por que os pelos do cachorro caem?
- Como ter a certeza de que a queda é natural?
- Como diminuir a queda de pelos em cachorros?
- 1. Alimentação
- 2. Tosa
- 3. Higiene
- 4. Escovação
- 5. Banho de Sol
Por que os pelos do cachorro caem?
Porque de tempos em tempos, ocorre a troca de pelagem dos cães, bem como por exemplo ocorre com os cabelos humanos. Nesse sentido, os cachorros perdem pelos diariamente, mas também em seus lugares nascem outros novos.
Contudo, essa queda diária de pelos é normal desde de que seja moderada conforme a estação do ano.
No outono, por exemplo, ocorre a queda dos pelos curtos que nascem durante o verão. No lugar desta pelagem, nascem os pelos mais grossos e longos a fim de proteger o animal no frio.
Quando o Verão retorna, os pelos grossos e longos caem, dando espaço aos pelos mais curtos e mais finos, de forma que o pet não sofra com o calor excessivo.
Como ter a certeza de que a queda é natural?
Sempre que a queda ocorre nas trocas de estação do ano, por exemplo. Essas são consideradas “causas naturais” que provocam a queda dos pelos.
Contudo, vale observar se a queda dos pelos ocorre em apenas uma parte do corpo ou nele todo. Outro ponto que deve ser observado é se no lugar onde os pelos cairam, há qualquer sinal de inchaço, vermelhidão, coceira ou feridas.
Quando por sua vez, a queda de pelos surge acompanhada de alguns dos sintomas ou problemas abaixo, vale a pena procurar o médico veterinário:
- Problemas hormonais;
- Anemia;
- Períodos de cio, gestação e pós-parto;
- Infecções;
- Reações alérgicas alimentares;
- Parasitas em geral, como piolhos, carrapatos e pulgas;
- Estresse por mudanças de casa e viagens, e
- Reações alérgicas à ração.
Como diminuir a queda de pelos em cachorros?
Primeiramente levar o cachorrinho ao veterinário pode garantir um tratamento mais rápido se a queda for provocada por qualquer alérgeno ou parasita.
Posteriormente, no lar, alguns cuidados também podem ajudar a amenizar a queda de pelos em cachorros. São eles:
1. Alimentação
A falta de nutrientes na alimentação dos pets pode provocar a queda de pelos excessiva. Portanto, vale a pena investir em uma ração que proporcione todos os nutrientes necessários à qualidade de vida do cão, em suas diferentes fases de vida.
2. Tosa
Quando a tosa é feita regularmente, é possível evitar a perda de pelo em excesso. Sem mencionar no alívio que traz ao cachorro nos períodos mais quentes do ano, ajudando ainda a combater doenças e fungos.
3. Higiene
Um banho a cada 15 dias é o mais recomendável e com um shampoo que seja adequado ao tipo de pelo e de raça. O shampoo é importante porque ajuda a prevenir fungos, ácaros e ainda mais perda de pelo.
4. Escovação
A escovação propicia massagem ao cachorro além de evitar que nós e outras sujidades fiquem retidas nos pelos. Além do que, estimula o crescimento de novos fios no pet.
5. Banho de Sol
Quanto mais banho de Sol nos horários onde não esteja tão intenso e perigoso, maior a absorção de vitamina D que contribui para as taxas de cálcio e fósforo, prevenindo a osteoporose no animal.
Desta forma, é possível amenizar um pouco a queda de pelos nos bichos e torná-los mais saudáveis e felizes.
Artigos relacionados: