Ter um pet em apartamento é excelente pois, além de ser uma ótima companhia, estudos científicos indicam que a presença desses bichinhos é capaz de reduzir o nível de estresse e ansiedade de seus donos.
Quer saber como proporcionar um ambiente confortável e seguro para seu Pet em apartamento? Confira nesse artigo, as principais regras de segurança para o seu bichinho.
O que este artigo aborda:
- Segurança em apartamentos
- Estrutura do apartamento
- Faça um período de adaptação
- Rotina de exercícios para o pet
- Os principais cuidados para o seu bichinho ficar bem em um apartamento
Segurança em apartamentos
Morar em apartamento por si só traz algumas exigências que são diferentes, para quem mora em uma residência como casa ou sobrado, por exemplo.
Além da questão de altura para os apartamentos mais altos a circulação de várias pessoas no mesmo local, também é um fator que precisa ser levado em consideração, assim como, a divisão de espaço e privacidade que precisa ser respeitada.
Esses são alguns pontos que precisam ser avaliados, seja se você já mora ou ainda, se está pensando em mudar para um apartamento.
A segurança deve ser o primeiro item da lista e principalmente, se deseja ter bichinhos de estimação próximos a você. Afinal, para um adulto é simples explicar as regras de segurança, mas já os pets essa atividade não é assim tão simples, não é mesmo?
Por tanto, um item indispensável para quem tem pets em apartamento é instalar as redes de proteção na residência, para poder proporcionar maior segurança para todos os moradores, inclusive, os bichinhos de estimação sejam eles cães, gatos, passarinhos ou outros.
Estrutura do apartamento
Sempre que possível é necessário adaptar o porte do animal com a estrutura do apartamento, esse quesito deve ser levado em consideração especialmente no momento em os moradores estão pensando em adotar um bichinho.
Pode não ser uma boa ideia adotar um cachorro em condomínio, de porte grande se você mora em um apartamento pequeno. Da mesma forma que um cachorrinho que tem necessidade de caminhadas diárias não deveria ser levado para uma área que não possui uma área para os cachorrinhos, facilitando as suas saídas do apartamento.
Claro que esses fatores não impedem a adoção, no entanto, podem tornar a convivência mais saudável tanto para os moradores, como para os seus bichinhos.
Outro fator importante é pensar na acústica do apartamento, os animaizinhos por vezes podem incomodar os vizinhos, se a parede do aparamento for muito fina e não tiver uma boa acústica, é importante saber disso pois, os vizinhos podem interfonar para o dono do apartamento ou para o síndico, reclamando do barulho do animalzinho.
Faça um período de adaptação
Cada vez mais os bichinhos de estimação estão ganhando um destaque todo especial e assim, surgem mais cuidados e formas de proporcionar o bem-estar dos pets.
Se o animalzinho será novo na família ou ainda, se está prestes a se mudar para o apartamento, na medida em que for possível faça um período de adaptação com o pet, para que a transição para o novo ambiente seja mais fácil e tranquila de ser realizada evitando assim, que o animal possa ficar estressado ao estar em um novo ambiente.
Rotina de exercícios para o pet
Algo que pode ajudar e muito para proporcionar mais segurança, cuidados e bem-estar para os animaizinhos é ter uma rotina de cuidados e exercícios.
Especialmente para os apartamentos que não possuem uma área específica para os animais, é preciso ter uma rotina e saber o horário que deverá sair para passear e praticar exercícios.
Essa prática possui grande importância, para não deixar o seu bichinho de estimação estressado.
Os principais cuidados para o seu bichinho ficar bem em um apartamento
Separamos aqui uma lista com as principais dicas, para que você tenha certeza de como pode cuidar bem do seu bichinho de estimação.
- Adestre seu pet;
- Atenção as regras do condomínio;
- Tenha um banheiro para seu bichinho;
- Instale redes de proteção;
- Tenha brinquedos que o animalzinho possa se distrair;
- Mantenha a higienização do seu pet.
Realizando esses cuidados de grande importância é possível garantir a segurança, proteção e bem-estar do seu pet.
Artigos relacionados: