A ozonioterapia é um método terapêutico extremamente conhecido mundo afora. No Brasil, a técnica ainda está se popularizando, mas ganhando cada vez mais adeptos entre os profissionais da área veterinária.
Este método é amplamente utilizado em humanos na área da saúde – o que inclui procedimentos para o setor odontológico, farmacêutico, biomédico e vários outros. Inclusive, os dois primeiros são os segmentos em que a ozonioterapia é mais conhecida no país.
Essa técnica também é extremamente vantajosa e segura para a saúde dos bichinhos, já que a ozonioterapia consiste basicamente no uso terapêutico do gás ozônio em tratamentos de inúmeras patologias e melhora da qualidade de vida.
O método é capaz de combater vírus, fungos e bactérias, além de conseguir estimular a ação do sistema imunológico e melhorar a perfusão dos tecidos. Tudo isso é feito sem efeitos colaterais e tem poucas contra indicações.
Isso porque a ozonioterapia é um procedimento 100% natural, sendo composta somente por propriedades medicinais naturais graças ao componente ozônio.
Este elemento opera como um agente natural com ação anti-inflamatória, asséptica, anti bactericida e antioxidante. Também é eficiente para regular a modulação do estresse oxidativo e melhorar a circulação sanguínea dos animais. Com isso, consegue facilitar a oxigenação dos tecidos corporais.
Deu para perceber que são diversos benefícios! Acompanhe para saber mais sobre a ozonioterapia, como funciona e suas formas de aplicações.
O que este artigo aborda:
Ozonioterapia veterinária: tudo que precisa saber!
A ozonioterapia é uma técnica extremamente eficiente que pode ser usada cães, gatos e outros diversos animais tranquilamente – independentemente da raça ou idade.
Mas, afinal, o que é ozonioterapia? Essa técnica utiliza o gás ozônio em prol da saúde dos animais. Este é um componente repleto de propriedades positivas para o organismo.
É composto por 3 moléculas de oxigênio e é um gás muito instável presente na atmosfera há quilômetros de distância. Para simular essa reação e produzir o ozônio medicinal de forma artificial, usa-se um aparelho chamado gerador de ozônio.
Essa máquina simula descargas elétricas no oxigênio, tornando suas moléculas instáveis e favorecendo o ambiente para que elas se unam para formar o ozônio. Então, como podemos ver, é um processo natural, sem adição de elementos ou qualquer tipo de medicação.
Como funciona? Quando aplicado, este componente reage com tecidos corporais, formando substâncias que estimulam todo o sistema antioxidante e promovem a liberação de oxigênio nas células.
Pode ser usada para o tratamento de artrites, artroses, colites, hérnia de disco, infecções urinárias, úlceras, dermatites atópicas, hérnia de disco, lombalgias, inflamação de raiz nervosa, favorece a cicatrização, lesões musculares, ameniza dores crônicas, entre outras finalidades.
Existem diversas aplicações da ozonioterapia em animais, as quais variam de acordo com o objetivo do tratamento de cada ser. O profissional responsável por aplicar este método deve ser extremamente qualificado para compreender a quantidade de ozônio adequada para cada situação e a forma de aplicação.
Vias de aplicação da ozonioterapia em animais
É possível aplicar a ozonioterapia de diferentes maneiras nos animais, dependendo da situação e necessidade de cada caso. Dentre elas: a aplicação intravenosa, auto-hemoterapia maior, intramuscular, auto-hemoterapia menor, insuflação por baggin, insuflação retal, intra-articular e subcutânea.
Os principais benefícios do tratamento estão relacionados à sua eficácia e resposta terapêutica rápida durante os tratamentos. Além disso, tem um baixo custo de aplicação e efeitos colaterais sutis.
Em resumo, a ozonioterapia pode tratar com sucesso diversas patologias nos pets, sejam eles de pequeno, médio ou grande porte, melhorando variadas condições clínicas e curando diversas doenças.
Com isso, a melhora da qualidade de vida dos bichinhos será notável. Para aplicar a ozonioterapia em animais (sejam de estimação ou não) é muito simples, basta procurar por profissionais qualificados que indiquem esse tipo de tratamento e o coloquem em prática.
Somente especialistas podem realizar esses procedimentos! Se você é um veterinário e quer saber como se habilitar para esse tipo de tratamento, basta procurar por cursos de ozonioterapia veterinária.
Há diversas opções no mercado, porém, dê preferência às instituições confiáveis e referência quando o assunto é ozonioterapia no Brasil. Dessa forma se tornará um profissional ainda mais completo e qualificado para tratar os bichinhos.
É válido lembrar que o Conselho Federal de Medicina Veterinária aprova e orienta a aplicação de ozonioterapia nos animais. Então, é um método seguro, eficiente e aprovado pelos órgãos reguladores.
Artigos relacionados:
- Do conforto à diversão: encontre tudo que seu pet precisa no petshop online!
- Descobri que meu gato vai à casa do vizinho. Como evitar?
- Confira 7 dicas para armazenar corretamente a ração do seu Pet
- Condroitina: conheça o composto que ajuda em problemas articulares de cães
- Dia dos Avós: saiba como cuidar bem do seu pet idoso