terça-feira, 17 de maio de 2022 - 17/05/2022 04:54:54
Revista Portal Útil

Publicado por Redação em 21/01/2022 às 21:23.

Independente se é na cidade ou em estradas, o trânsito é um risco em todos os momentos. Esse é o motivo fundamental que deve motivar todos os motoristas a aderirem a uma direção preventiva, o que torna maiores as chances de todos estarem em segurança e com risco mínimo de acidentes.

Mas, já antecipando, a dica principal é: esteja sempre alerta. E como estar sempre alerta? Se você estiver descansado, com certeza seus reflexos estarão melhores, mais ágeis e o tempo de resposta e tempo de decisão entre uma ação e outra será menor. 

Por isso, antes de dirigir, pense se está mesmo descansado.

O que este artigo aborda:

Dicas de direção preventiva

Agora, separamos algumas dicas para seguir durante o seu dia a dia.

Dias de chuva pedem uma atenção maior

Nessas condições climáticas, a condução do veículo torna-se um desafio maior, seja para motoristas experientes ou não. Isso acontece, pois a visibilidade torna-se menor e a possibilidade de aquaplanagem – que acontece quando os pneus não conseguem aderir adequadamente ao solo – aumentam bastante. 

Dicas de direção preventiva para você se proteger durante o trânsito

A recomendação é diminuir a velocidade, se possível ligar o ar-condicionado para que os vidros não embacem e, claro, estar ainda mais atento. 

Outra dica muito importante é: mantenha a manutenção dos pneus em dia. 

Fique de olho no seu carro

Você já percebeu que conforme você acelera, faz uma curva ou frear, seu carro se comporta de um jeito específico, certo? Dependendo do modelo – se mais esportivo, mais pesado ou mais leve, essas reações variam. 

Assim, estar atento ao comportamento do veículo e respeitar o limite de cada modelo é importante. 

Fique atento à distância do veículo da frente

Se você estiver em alta velocidade o tempo de resposta dos freios será maior. Assim, caso você esteja a uma distância muito pequena do carro da frente, a chance de colisão traseira é grande. Por isso, a dica é importante tanto para o trânsito na cidade, como na zona rural e em rodovias.

Sempre se atente à sinalização

Ela é importante e está aí para orientação dos motoristas para garantir o tráfego seguro de todos – pedestres e motoristas. Assim, é importante conhecer e respeitar as sinalizações como ultrapassagem proibida, velocidade máxima, retorno etc. 

Respeitar a sinalização já é meio caminho andado, ou dirigido para a direção preventiva, pois as chances de acidentes diminuem drasticamente. 

Atenção às ultrapassagens

Observar as condições para ultrapassar um veículo é fundamental na direção preventiva. Pois os acidentes mais graves e fatais são aqueles onde a colisão entre os veículos é frontal. 

Para evitar que isso ocorra lembre-se de ligar a seta indicando o lado em que deseja passar, buzine levemente, veja pelo retrovisor se há algum veículo muito próximo. Se tudo isso estiver ok, considere que a ultrapassagem é segura, mas mantenha a atenção.

Se não se sentir seguro ou estiver em dúvida, permaneça na faixa em que está e siga.

Atualize-se sobre as leis de trânsito

Sabemos que o código de trânsito frequentemente sofre alterações e por isso, é importante estar atento a isso para garantir uma direção preventiva e segura para todos. Fora que isso faz com que você evite problemas como multas.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

1

Pode ser do seu interesse

Qual é o tempo ideal para encerar um carro?

Qual é o tempo ideal para encerar um carro?

Vale a pena comprar carros semi novos?

Vale a pena comprar carros semi novos?

Desbloquear a carteira de motorista: entenda como!

Desbloquear a carteira de motorista: entenda como!

Como comprar uma moto e economizar dinheiro?

Como comprar uma moto e economizar dinheiro?

Problemas elétricos comuns que acontecem com motos e como lidar

Problemas elétricos comuns que acontecem com motos e como lidar

5 itens de legislação que todo caminhoneiro precisa conhecer

5 itens de legislação que todo caminhoneiro precisa conhecer