Revista Portal Útil

Com a tecnologia avançando e inovando cada dia mais, hoje você pode contar com vários equipamentos diferentes para auxiliar na limpeza do seu ambiente.

Ademais, já é possível fazer aquela limpeza diária ou a faxina mais pesada sem ter que passar horas esfregando e passando pano, pois existem eletroportáteis e eletrônicos que fazem isso por você.

Os aspiradores fazem parte desse grupo de heróis da limpeza que vieram para facilitar muito sua vida. Existem inúmeros modelos de aspiradores disponíveis, mas hoje, falaremos do Aspirador de Pó Vertical e do Aspirador Robô.

Mas você sabe quais são as diferenças entre o aspirador de pó vertical ou robô?

O que este artigo aborda:

Aspirador de pó vertical ou robô: Quais são as diferenças?
Aspirador de pó vertical ou robô: Quais são as diferenças?
Pin It

O que é um Aspirador Vertical?

O Aspirador Vertical é semelhante ao aspirador de pó convencional, o seu diferencial está no seu formato compacto e que se assemelha ao de uma vassoura ou rodo, com um cabo na vertical e escova e aspirador na base.

O Aspirador Vertical é um aspirador versátil, prático e muito útil na limpeza do dia a dia, também pode ser chamado de vassoura elétrica, por sua função de varrer além de aspirar.

Aspirar rapidamente por poeira, pelos de animais, cabelos e sujeira no geral se torna muito mais fácil com sua utilização, porque ele dispensa o uso da vassoura comum, que levanta muita poeira e acaba por vezes espalhando a sujeira.

O Aspirador Vertical pode funcionar através de uma bateria recarregável ou por fio ligado à eletricidade.

Seu formato permite alcançar com facilidade cantos, quinas, debaixo de móveis e em diversos lugares de difícil acesso.

É ideal tanto para uso no dia a dia, quanto em limpezas mais pesadas, podendo ser utilizado para aspirar e varrer tanto o chão quanto paredes, estofados, cama, sofá, cortinas e carpetes.

Os modelos mais completos costumam ser 2 em 1 e você pode utilizá-los tanto como aspirador vertical, quanto como aspirador portátil, o que aumenta ainda mais sua versatilidade na limpeza.

É possível encontrar diversos modelos disponíveis no mercado, que podem variar muito no tamanho, tipos de escova, quantidades de bocais, capacidade de armazenamento da sujeira, tipo de filtro e potência.

O que é um Robô Aspirador?

O robô aspirador é um eletroportátil com um sistema inteligente ideal para a manutenção da limpeza diária. Ele é indicado para fazer limpeza leve como retirar poeira, pelos e o acúmulo de sujeira do dia a dia.

Alguns se locomovem pelo ambiente apenas com a ajuda de sensores e amortecedores capazes de detectar obstáculos à sua frente e desviar deles, além de calcular a distância na qual devem trabalhar e se há escadas e degraus no ambiente. 

Outros contam com um funcionamento mais moderno, podem ser conectados ao smartphone, à Alexa ou ao Google Assistente e permitem programar data e horário de limpeza, fazer um mapeamento completo da planta do local no qual será executada a limpeza e alguns possuem até câmera. Através do smartphone também é possível controlar seu funcionamento.

Outros modelos possuem um controle remoto para ligar, desligar, controlar o aparelho e fazê-lo voltar para a base de carregamento.

Suas principais funções são aspirar, varrer e sugar a sujeira para um compartimento interno. Mas, alguns modelos também podem contar com funções extras, como passar pano e retirar sujeiras mais pesadas e alguns podem até aspirar água. 

Funcionam com uma bateria, portanto, o seu funcionamento é sem fio. Acompanham uma base de carregamento, no qual sua bateria é recarregada. 

Alguns robôs aspiradores voltam automaticamente para a base de carregamento assim que a bateria fica muito baixa, já em outros é necessário levá-lo até a base ou acionar o retorno através do controle remoto ou smartphone.

São indicados para área interna, pisos lisos e tapetes ou carpetes com pelos mais curtos. Antes de utilizar, é recomendado retirar todos os obstáculos possíveis do caminho como fios, brinquedos ou objetos que possam atrapalhar o seu funcionamento ou fazê-lo enroscar.

Diferenças entre o aspirador de pó vertical ou robô

Entre as principais diferenças uma é a autonomia na limpeza. Enquanto o Robô Aspirador faz a limpeza sozinho sem o seu auxílio, o Aspirador Vertical requer que você o conduza pelo ambiente, levando até os locais onde precisa limpar. Nesse quesito, o aspirador robô sai na frente, já que você pode fazer outras coisas e até sair de casa enquanto ele faz a limpeza da casa sozinho.

Em compensação, em relação ao reservatório de sujeira, o robô aspirador possui um reservatório pequeno na faixa dos 200ml aos 600ml, então se a casa estiver muito suja ou tiver muito pelo de pets, ele encherá rapidamente, sendo necessário esvaziar a todo momento. Já com o Aspirador Vertical é possível aspirar uma quantidade maior de sujeira de uma só vez, pois seu reservatório costuma ter em média 1,5L a 3L de capacidade.

Para quem quer algo mais tecnológico, o Robô Aspirador pode ir desde um aspirador simples com sensores até um Smart Robô totalmente conectado, podendo funcionar com programação, comando de voz e comandos via Smartphone ou controle remoto, já nesse sentido o Aspirador Vertical é mais simples, pois é basicamente um aspirador comum, apenas mais compacto e versátil que o convencional.

Em relação à potência, o Aspirador Vertical ganha disparado, sua potência varia em torno dos 800W, podendo chegar até 2000W, enquanto o Robô Aspirador alcança uma potência entre 11W a 100W.

O Aspirador Robô não consegue entrar em cantos e áreas muito apertadas devido ao seu formato redondo, porém entra com facilidade embaixo de móveis, como armários e camas. Já o Aspirador Vertical alcança várias áreas e cantinhos, porém requer mais esforço para alcançar embaixo dos móveis.

Por último, o Aspirador Robô é indicado para a manutenção da limpeza do dia a dia e ambientes internos, e limpa somente o chão e alguns tapetes e carpetes com pelo mais baixo. Já o Aspirador Vertical te auxilia tanto na limpeza do dia a dia quanto na faxina mais pesada. Pode ser utilizado no chão, em tapetes e carpetes em geral, cama, sofá, cortinas e até na parede.

Conclusão

Essas são as principais diferenças entre o aspirador de pó vertical ou robô. Os dois são opções incríveis para facilitar a limpeza da sua casa, cada qual indicado para situações e ambientes diferentes. Porém é inegável que independente da sua escolha, os dois são uma mão na roda e vão facilitar muito o seu dia a dia.

Espero que esse artigo tenha te ajudado a entender quais são as diferenças entre o Aspirador Vertical e o Aspirador Robô.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse