sexta-feira, 1 de julho de 2022 - 01/07/2022 02:32:21
Revista Portal Útil

O conteúdo "Como começar a empreender no Brasil em 2022?" foi feito por Redação e distribuído por Revista Portal Útil na categoria Empreendedorismo em .


Muitos brasileiros têm o sonho de ter um negócio próprio, seja na velhice, após a aposentadoria, ou simplesmente por querer mudar de carreira. Daí que o tema sobre como começar a empreender seja tão interessante e atraia tantos interessados.

No caso de quem abre algo na aposentadoria, costuma ser um negócio pequeno, apenas para a pessoa não ficar parada. Já quem abre quando é mais novo ou está em busca de uma segunda fonte de renda, ou pretende viver exclusivamente disso.

Seja como for, antes de abrir um serviço como lavagem tapetes ou uma loja de vendas é preciso ter alguns pontos em mente, considerando vários conceitos indispensáveis, além de dicas e conselhos práticos, que abordaremos abaixo.

Até porque, não faria muito sentido falar em benefícios e vantagens de ser um empreendedor sem antes dar as ferramentas necessárias para isso, apontando também os cuidados que precisam ser tomados desde o começo.

Então, se você quer entender de uma vez por todas como empreender segundo as boas práticas da área, criando algo realmente vantajoso e sólido, fora do risco de quebrar nos primeiros meses, então basta seguir adiante na leitura.

Como começar a empreender no Brasil em 2022?

O que este artigo aborda:

Empreender: do que se trata?

Uma das maiores invenções do mundo contemporâneo foi a do CNPJ, que é, no caso do Brasil, o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. Antes disso havia apenas pessoas físicas, o que obviamente impediria o crescimento das empresas.

Assim, podemos dizer que empreender nada mais é do que constituir uma pessoa jurídica com vistas a comercializar um produto ou serviço qualquer.

Nisso também já entra um ponto estratégico, afinal, se você precisa escolher qualquer serviço ou produto, que tal optar por algo que realmente tenha um forte apelo?

Por exemplo, ao perceber o crescimento do mercado pet, você pode pensar em algo na área de adestrador de cães. Outros nichos de sucesso hoje incluem:

  • Beleza e cosméticos;
  • Alimentação fora de casa;
  • Acessórios veiculares;
  • Celulares e games;
  • Roupas infantis e adulto;
  • Cursos online e afins.

Ou seja, há um universo de possibilidades pairando por aí, apenas esperando que você agarre a melhor oportunidade com base em suas inclinações.

Aliás, esse é outro ponto fundamental do empreendedorismo, que é você fazer algo que conhece e de que realmente goste, pois as dificuldades podem ser tantas que você certamente só vai continuar se tiver razões pessoais para isso.

Por fim, ao falar sobre o que é empreender, precisamos desfazer erros como o de achar que é um modo fácil de ganhar dinheiro, ou de ser o seu próprio patrão.

Tudo isso vem com o tempo, mas no fundo não é nada fácil e, ser seu próprio patrão é um modo de ter mais responsabilidades do que antes, e não menos.

Como começar, afinal?

Para quem está realmente interessado, esta é a parte mais desafiadora de todas, pois é quando o planejamento começa a se materializar e dar aquele frio na barriga.

Aliás, o primeiro passo é justamente fazer esse plano ou planejamento de negócios. Com ele, você coloca na ponta do lápis tudo de que precisa para abrir uma loja que vende baby doll de algodão, vendo que é mais do que imaginava.

É preciso pensar no capital inicial e no capital de giro. Depois, nas parcerias com fornecedores e afins, sem falar nas estratégias de marketing e de vendas.

Considere ainda sua folha de pagamento, no sentido de ver quantos funcionários terá, e também seu orçamento geral, para saber até onde pode ir no médio e longo prazo.

Pense no seguinte: um negócio sólido e sustentável é aquele que tem tudo na ponta do lápis, e que consegue se manter por vários meses, mesmo que o lucro demore para entrar.

Benefícios e vantagens de empreender

Por fim, é preciso lembrar que, mesmo com todo desafio que possa aparecer, e com o próprio risco de que nem sempre empreender dá certo, trata-se de algo muito bom.

Primeiro que você vai gerar empregos e ajudar a economia do país, seja abrindo uma indústria de grande porte ou uma loja de bairro que vende cortina rolo sob medida.

Segundo que, além desse bem social, você faz um bem para si mesmo, pois as possibilidades de ganho e de liberdade são muito maiores quando você é dono do seu próprio negócio.

Conclusão

Empreender não é apenas uma questão de negócios, mas também de qualidade de vida pessoal para quem se arrisca nesse universo incrível.

Com os conceitos e os conselhos práticos que trouxemos acima, fica muito mais fácil entender como começar e quais as boas práticas que não podem ficar de fora.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

1

Pode ser do seu interesse

Maneiras de ganhar dinheiro como designer

Maneiras de ganhar dinheiro como designer

Entenda a diferença entre endomarketing e comunicação interna

Entenda a diferença entre endomarketing e comunicação interna

Como aplicar feedbacks corretos na sua equipe?

Como aplicar feedbacks corretos na sua equipe?

Entenda a diferença entre representante e revenda: qual é o seu modelo de negócio?

Entenda a diferença entre representante e revenda: qual é o seu modelo de negócio?

O que é preciso para produzir chinelos personalizados? Prepare-se para lucrar muito!

O que é preciso para produzir chinelos personalizados? Prepare-se para lucrar muito!

Os benefícios para seu negócio ao dar amostras grátis

Os benefícios para seu negócio ao dar amostras grátis