Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi), 99,6% das famílias brasileiras comeram massas em 2020.
Seja macarrão, lasanha, ravioli, pizza ou qualquer outro tipo deste alimento, as massas fazem sucesso por aqui. Não é para menos que este segmento fatura bilhões por ano no país e nunca para de crescer.
Em 2020, mesmo em meio a pandemia do coronavírus, o mercado de massas cresceu mais de 3% – lembrando que já é um segmento muito grande no Brasil. Muitos não sabem, mas os brasileiros são o terceiro povo que mais consome esses alimentos no mundo.
Isso mesmo, o Brasil é o terceiro maior consumidor – e um dos maiores produtores – de massas no mundo inteiro. Com tantos dados expressivos, não dá para negar que nós, enquanto população brasileira, adoramos massas.
Elas fazem parte do nosso cotidiano, nos almoços de domingo, no dia a dia, jantares com pessoas especiais ou aquelas refeições corridas no meio da rotina agitada.
As massas estão sempre presentes! Pessoas que desejam abrir o próprio negócio devem olhar esses números com carinho. Afinal, investir em um segmento tão aquecido, que nunca sai do gosto dos brasileiros é uma ótima oportunidade para lucrar.
Então, se está pensando em qual nicho montar sua própria empresa, abrir um negócio de massas pode ser a opção mais certeira, bem sucedida e lucrativa. Pense nisso enquanto lê este conteúdo, abordaremos algumas dicas de como montar um empreendimento neste setor alimentício.
Acompanhe!
O que este artigo aborda:
- Abrir uma empresa de massas vale a pena?
- Estude o mercado
- Faça um plano de negócio
- Encontre um bom fornecedor de massas frescas
- Divulgue nas redes sociais!
Abrir uma empresa de massas vale a pena?
Os números dizem por si só, não é mesmo? Os brasileiros amam massas e as consomem com frequência. É uma ótima alternativa para investir porque já é um produto aceito pelo público, tem consumidores em potencial e o mercado não está saturado.
Ainda mais se escolher qual tipo de massa quer vender. As massas frescas, por exemplo, são feitas de forma quase artesanal, com semolina (parte mais nobre do trigo), ovo e água.
Elas estão conquistando cada vez mais pessoas e se popularizando no Brasil. São opções mais leves, agradáveis e muito mais saborosas. Isto é, a comercialização de massas frescas é uma ótima ideia para investir em algo que os brasileiros já gostam, mas tendo um forte diferencial da concorrência.
Estude o mercado
Já abordamos bastante sobre o mercado de massas no Brasil neste conteúdo, no entanto, há muito mais para estudar. O ideal é que você tire as próprias conclusões sobre este mercado e entenda se é ou não uma opção vantajosa para sua empresa.
Segundo um estudo da Abimapi, diante do mercado internacional, o Brasil é o sétimo país que mais vende massas, o que pode ser explicado pela grande paixão dos brasileiros por esses alimentos.
Então, público tem, mas é importante analisar como é o consumo de massas frescas das pessoas da sua cidade, quais a população local mais gosta, preços, como vender, sistema delivery ou presencial, entre outros detalhes que farão toda a diferença.
Estudando tudo isso, é possível seguir com um bom plano de negócios para deixar tudo pronto na teoria para somente depois, começar a colocar algumas medidas em prática.
Vamos lá!
Faça um plano de negócio
O plano de negócios é um documento importante para o início de um projeto e seu funcionamento a longo prazo. Nele, há todas as informações necessárias para que a empresa consiga se consolidar e crescer no mercado.
Tem o público, persona, valores, metas e objetivos da empresa. Também tem todos os dados sobre a parte operacional da empresa, como as vendas serão feitas, quais bairros vão atender, qual a dor do público os produtos vão sanar, entre outros fatores importantes.
Um dos aspectos mais importantes ao abrir um negócio de massas frescas é entender se você vai produzir esses alimentos ou contar com fornecedores de massas. Ter a própria produção é legal, mas exige conhecimento na área, treinamentos e toda a questão burocrática da vigilância sanitária.
Com fornecedores, as massas já chegam ao restaurante pré-cozidas. Na cozinha do local, só será preciso finalizá-las, colocar molhos, acompanhamentos e outros detalhes que darão o toque especial.
É uma alternativa legal que vale a pena ser estudada.
Encontre um bom fornecedor de massas frescas
Para valer a pena, você deve encontrar um bom revendedor de massas frescas. É essencial contratar profissionais experientes, capacitados e que saibam preparar esses alimentos perfeitamente.
Afinal, na mesa do cliente, é o nome da sua empresa que está em jogo e não a do fornecedor. Então, é importante estudar várias opções, experimentar as massas, conversar com o comercial dele para entender como funciona o transporte, a qualidade da fábrica e outras questões importantes.
Divulgue nas redes sociais!
Seja um negócio digital ou físico, divulgar os produtos nas redes sociais com fotos que dão água na boca é fundamental para atrair mais clientes e lembrar os seguidores que aquela massa fresca deliciosa os estão esperando.
Essas plataformas podem levar os restaurantes ao sucesso, então aproveite seus recursos! Entenda como funcionará o delivery e divulgue todos os detalhes, ampliando o alcance da marca.
Com essas dicas, é muito mais fácil aproveitar o potencial que o mercado de massas frescas tem no Brasil. Pesquise muito e se for a alternativa certa, que você tenha muito sucesso!
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