Os desafios das empresas no mercado atual vão muito além de criar oportunidades de vendas. As organizações perceberam que os colaboradores são ativos importantes para o sucesso da empresa, entendendo que o conceito de employer branding é fundamental para fortalecer a marca e criar promotores gratuitos, retendo talentos dentro da própria empresa.
Com profissionais mais exigentes, uma empresa precisa reforçar a sua imagem de boa marca empregadora para conseguir atrair e reter os melhores talentos do mercado. De acordo com o LinkedIN, principal rede social profissional do mundo, 75% das pessoas pesquisam todos os detalhes de uma empresa antes de se candidatarem a uma vaga.
Hoje em dia, por mais que o profissional tenha a necessidade de ter um emprego, ele é muito mais consciente em relação às condições de trabalho e benefícios que precisa para exercer o seu trabalho. Logo, os profissionais de hoje não se interessam pela primeira vaga que veem pela frente, eles buscam referências para encontrar empresas que lhes ofereçam todo este suporte.
Se você quer implementar uma estratégia de employer branding no seu negócio, mas não sabe por onde começar. Ou mesmo se você não entende nada sobre esse conceito, você está no lugar certo! Abaixo, vamos falar sobre a definição de employer branding, os seus benefícios e como colocar a estratégia em prática.
O que este artigo aborda:
- O que é Employer Branding?
- Quais são os principais benefícios do Employer Branding?
- Atração e retenção de talentos
- Redução da taxa de turnover e dos custos com contratação
- Promoção gratuita do negócio
- Como colocar o employer branding em prática?
O que é Employer Branding?
Em tradução literal, employer branding significa “marca empregadora”. Esse conceito consiste num conjunto de técnicas e ferramentas que reforcem a imagem da marca como um local de trabalho que respeita e incentiva os colaboradores.
Num mercado cada vez mais competitivo, as empresas encontram na estratégia de employer branding uma forma de trazer novos talentos e manter os seus melhores colaboradores. Qualquer ação de employer branding foca nos profissionais como fatores-chave para o desenvolvimento da empresa.
Dessa maneira, a estratégia sempre foca em reforçar os pontos positivos de trabalhar na organização. E isso é feito de dentro para fora, então a empresa conta com a ajuda dos colaboradores para desenvolver ações que sejam importantes para valorizar e incentivar o desenvolvimento dos profissionais.
Quais são os principais benefícios do Employer Branding?
Dar o real valor que os colaboradores merecem e mostrar isso para o mercado traz diversos benefícios, como veremos abaixo:
Atração e retenção de talentos
Um dos principais benefícios do employer branding é a atração e retenção de talentos. O Google, por exemplo, umas das principais empresas de todo o mundo é um case de sucesso. Tanto que, em todo o mundo, há cerca de 2,5 milhões de pessoas interessadas por uma vaga para trabalhar na gigante de tecnologia.
E uma estratégia de employer branding bem executada resulta nisso: profissionais de fora querendo trabalhar na empresa e os colaboradores que já estão no negócio querem continuar na empresa, mesmo que recebam outras propostas.
Redução da taxa de turnover e dos custos com contratação
Uma taxa de turnover alta indica uma grande rotatividade de profissionais. E isso gera custo e perda de produtividade para empresa, afinal será preciso arcar com demissões, contratações, treinamentos, etc. O employer branding ajuda a diminuir a taxa de turnover, já que possui técnicas que consistem em estimular e engajar o colaborador na empresa.
Com menos pessoas entrando e saindo do negócio, os custos de RH são menores e a produtividade aumenta, consequentemente, melhorando os resultados. O employer branding também conta com ferramentas que permitem definir com assertividade o profissional necessário para cada função.
Isso também é um fator fundamental para a redução de custos. Segundo o LinkedIN, uma marca empregadora forte gasta até 43% por profissional contratado.
Promoção gratuita do negócio
O employer branding transforma os colaboradores em promotores do seu negócio. Isso fica perceptível para os clientes finais, o que pode resultar em um crescimento gradual das vendas. E também potencializa as indicações, fazendo com que mais profissionais de qualidade e novos talentos tenham interesse em trabalhar no negócio.
Como colocar o employer branding em prática?
Composto por diversas técnicas e ferramentas, implementar o employer branding no seu negócio é mais simples do que parece. Confira abaixo algumas das principais ações que você pode iniciar em sua empresa:
- Proposta de valor: Destaque os diferenciais da sua empresa e a missão dela no mercado.
- Defina o perfil dos profissionais para a sua empresa: Pesquise e enumere as principais características e habilidades que um profissional precisa ter para exercer cada função da empresa.
- Plano de carreira: Desenvolva um plano de carreira e apresente-o aos colaboradores para que eles possam entender que podem crescer dentro da sua empresa.
- Canal de Comunicação Aberto: Tenha canais de comunicação abertos para receber elogios, críticas e sugestões dos colaboradores para melhorar cada vez mais a sua estratégia.
- Benefícios e condições de trabalho dignas: Com base no que ouve dos colaboradores, ofereça condições de trabalho e benefícios que aumentem a qualidade de vida e mostre o quanto sua empresa valoriza os profissionais.
Existem muitas outras ações de employer branding que podem ser implementadas no seu negócio. A estratégia reforça a necessidade de cuidar do principal ativo de qualquer negócio: colaboradores. Agora que você já tirou todas as dúvidas sobre employer branding, coloque-o em prática!
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