domingo, 22 de maio de 2022 - 22/05/2022 14:48:21
Revista Portal Útil

Publicado por Redação em 27/12/2021 às 12:48.

Quem deseja ganhar uma renda extra possui duas opções bem interessantes: trabalhar como representante ou como revendedor. 

Apesar de parecerem a mesma coisa e exigirem pontos bem comuns para alcançar resultados satisfatórios nas vendas, tais como ter facilidade de comunicação, saber fazer um bom planejamento, ter responsabilidade no que diz respeito ao gerenciamento de horários, ser organizado, proativo e prestativo, saber trabalhar sob pressão, possuir uma visão estratégica, ter um bom conhecimento acerca de estratégias de marketing, saber de adaptar aos inúmeros métodos de divulgação e de vendas, ter interesse em se aprofundar sobre o mercado e a concorrência, entre outros, as duas funções são diferentes. 

Ficou interessado(a) neste assunto e deseja saber um pouco mais sobre isso? Continue a leitura deste artigo e fique por dentro de tudo! 

O que este artigo aborda:

O que faz um revendedor de produtos?

O profissional que atua como revendedor precisa adquirir antes os produtos de uma determinada empresa. Depois disso, ele faz a revenda dos itens, estabelecendo a margem de lucro desejada.

Você pode escolher o segmento que desejar ou o que mais te interessa para trabalhar como revendedor: você pode trabalhar com revenda de semijoias, de maquiagens, de perfumes, de roupas, de cosméticos em geral, entre outros. 

Entenda a diferença entre representante e revenda: qual é o seu modelo de negócio?

O revendedor pode, também, montar seu próprio negócio, criando uma página nas mídias sociais para divulgar o seu trabalho ou abrindo uma unidade física e contratando uma equipe para atingir metas e muito mais.

Geralmente, o lucro de um revendedor é superior ao do representante, no entanto, é necessário ter um estoque para atender as demandas dos clientes de modo mais rápido.

A autonomia em relação ao trabalho é a principal vantagem de um revendedor, afinal de contas, é possível que a pessoa defina seus próprios horários e a forma como vai abrir o seu negócio, podendo até mesmo atender em casa os seus clientes. A pessoa que trabalha com semijoias para revenda tem toda essa autonomia, por exemplo. 

Outra vantagem encontra-se na facilidade de venda dos produtos em questão, pois, na maioria das vezes, a revenda é feita de produtos os quais já possuem uma imagem de marca consolidada, sendo melhor para encontrar clientes interessados em adquirir tal produto, haja vista já conhecerem e confiarem na marca.

O que faz um representante comercial?

O representante de vendas nada mais é que um profissional que atua diretamente representando a imagem de uma empresa. Desse modo, ele tem um caráter mais comercial e não precisa adquirir estoque antecipadamente, haja vista que ele vai entregar somente os produtos os quais foram solicitados pelos clientes. 

O representante recebe uma comissão sobre cada venda, sendo, portanto, de suma importância um bom relacionamento com os clientes. Nesse caso, não há necessidade de abrir seu próprio negócio, como é o caso do revendedor. 

Esse profissional permite, também, uma atuação em diversos segmentos: moda, cosméticos, calçados, alimentos, entre outros, sendo que o representante pode atender clientes varejistas  e distribuidores.

Nesta área de atuação, é possível que o representante também tenha autonomia para definir os seus próprios horários. 

A principal vantagem deste ramo é a não necessidade de um estoque, visto que os produtos são entregues por demanda. 

Conclusão

Agora que você está por dentro das funções de um revendedor e de um representante está na hora de decidir qual dessas áreas de atuação mais atendem às suas necessidades e objetivos. 

Para isso, atente-se aos pontos supracitados, entendendo as semelhanças e as diferenças de cada um. 

Lembre-se: ambas as profissões são indicadas para aqueles que  desejam dedicar um tempo maior para a família, para outras atividades e hobbies, como viajar, para aqueles que querem ter o seu próprio negócio ou para aqueles que desejam uma renda extra. 

Se você gostou deste artigo não deixe de compartilhar agora mesmo com outras pessoas, principalmente aquelas que estão interessadas em trabalhar como um desses profissionais.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

1

Pode ser do seu interesse

Como montar um negócio de massas frescas?

Como montar um negócio de massas frescas?

5 dicas de como vender na internet para iniciantes

5 dicas de como vender na internet para iniciantes

Trabalho remoto: saiba como implementar de forma eficiente em sua empresa

Trabalho remoto: saiba como implementar de forma eficiente em sua empresa

Ganhe dinheiro com blogs e sites ricos em conteúdo relevantes

Ganhe dinheiro com blogs e sites ricos em conteúdo relevantes

Aprenda como criar uma loja de roupa infantil online

Aprenda como criar uma loja de roupa infantil online

5 motivos para fazer um curso de espanhol

5 motivos para fazer um curso de espanhol