Revista Portal Útil

A pandemia do Covid-19 causou uma grave crise financeira, além da alta inflação que deixou muitos brasileiros inadimplentes. Por conta disso, cada vez mais pessoas têm solicitado empréstimos consignados para quitar suas dívidas. 

Segundo um levantamento realizado pela FinanZero, com o intuito de descobrir os motivos pelos quais os brasileiros solicitaram crédito no mês de Julho, foi possível perceber que em primeiro lugar estão os pagamentos de dívidas, com 32% dos registros.

Logo depois, foram apontadas as seguintes razões: investir em um negócio próprio (16%), reformas (14%), investimentos em geral (12%), lazer em geral com compras, viagens e festas (6%), questões médicas (6%) e estudos (5%).

E o aumento recente desses pedidos é resultado da situação financeira dos brasileiros. Por isso, as pessoas com dívidas procuram linhas de crédito para quitá-las. O objetivo é alcançar uma estabilidade financeira, como mostra a pesquisa.

Como fazer um empréstimo consignado online? É fácil? Como funciona? É o que será explicado a seguir. 

O que este artigo aborda:

Um relógio e um dinheiro simulando o tempo que demora para liberar empréstimo consignado
Um relógio e um dinheiro simulando o tempo que demora para liberar empréstimo consignado
Pin It

Como fazer um empréstimo consignado?

Solicitar um empréstimo consignado é muito simples e rápido. Os mutuários podem dar alguns passos e usar um simulador de crédito para iniciar o procedimento. 

Uma vez aprovado o contrato, o banco de sua escolha depositará os fundos na conta especificada. Lembre-se que ela deve estar em nome do titular da conta.

O valor é reduzido do total do salário ou pensão da pessoa. Ou seja, isso significa que uma parcela da receita é comprometida antes que os fundos cheguem à conta do consumidor. 

Porém, sem uma reflexão cuidadosa, seu planejamento pode se comprometer e acabar elevando os custos associados ao pagamento de juros e até mesmo levar a dívidas crescentes.

Quanto tempo leva para cair o empréstimo?

Geralmente, entre a simulação e a liberação do valor, o prazo médio varia de 3 a 5 dias úteis, podendo ser instantâneo em determinadas instituições consignatárias. O processo costuma ocorrer da seguinte maneira:

A pessoa realiza o pedido de empréstimo para a instituição financeira. Depois, de 2 a 5 dias úteis, a solicitação será analisada e a organização aguardará a aprovação do acordo.

Após isso, os fundos serão transferidos para a conta no prazo máximo de 2 dias úteis imediatamente após a conclusão da análise da proposta e confirmação da reserva de margem consignável. 

Já no caso dos aposentados e pensionistas do INSS, esse crédito pode ser efetuado em até 30 minutos depois dessas etapas citadas anteriormente. 

É importante observar que o prazo de provisão do crédito está sujeito à disponibilidade do sistema de terceiros e à liberação da margem que pode ser depositada junto ao consignante.

3 cuidados a serem tomados na hora de solicitar um empréstimo

Para adquirir um empréstimo consignado de maneira segura e evitar imprevistos ou fraudes, é necessário que haja algumas precauções básicas.

1. Realize simulações e pesquisas

Hoje, é muito fácil encontrar bancos e instituições que disponibilizam simulações de maneira online. Isso traz facilidade e segurança para os consumidores.

A vantagem de usar um simulador de crédito é poder comparar as taxas de juros e as condições dos bancos. E, em diversas vezes, realizar esse processo com várias instituições ao mesmo tempo.

2. Leia tudo antes de assinar

É muito importante redobrar o cuidado e atenção nesta fase. Jamais assine um documento em branco e sempre verifique tudo o que está escrito para saber o que está realmente preenchendo.

Alguns dos pontos que devem ser validados antes de fechar um empréstimo são: o valor contratado, taxa de juros (e em geral), condições de pagamento, valor da parcela e vencimento e conta designada para crédito.

3. Contrate apenas o necessário

Nunca se deixe levar pelo que os outros possam dizer. Somente você pode ter noção da necessidade do empréstimo que será realizado.

Um empréstimo é uma responsabilidade financeira que demandará certos sacrifícios dentro do seu orçamento. Por isso, espere quitar integralmente (ou pelo menos quase toda) a sua dívida antes de se comprometer com novos gastos.

Os empréstimos consignados são opções práticas e baratas para diversos perfis, por isso, a sua realização deve ser sempre muito bem planejada e estudada para que renda ótimos frutos.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse