Revista Portal Útil

Não está tendo mais facilidade para arcar com as parcelas de um financiamento imobiliário ou de veículo? Essa é uma dificuldade enfrentada por muitos brasileiros. De acordo com o jornal O Globo, apenas no 1° semestre de 2020, o número de inadimplentes no financiamento com FGTS passou de 35%. 

Muitas vezes, mesmo realizando um financiamento que cabe no bolso, essa situação acontece. Isso porque imprevistos podem acontecer ao longo do prazo de pagamento. Situações como perda de emprego, diminuição brusca de renda ou caso de doença na família, por exemplo, podem ter influência direta nisso. 

Se você está com as parcelas do seu financiamento em atraso, aqui vamos tirar as suas dúvidas sobre as ações que o banco pode tomar em relação a um imóvel ou veículo. Também falaremos sobre as possibilidades de renegociação da dívida. 

O que este artigo aborda:

Quantas parcelas de um financiamento eu posso atrasar?
Quantas parcelas de um financiamento eu posso atrasar?
Pin It

Pela lei, posso atrasar quantas parcelas do financiamento sem riscos? 

A lei brasileira tem definições diferentes para financiamento imobiliário e de veículo. Aqui falaremos sobre ambos os modelos de empréstimo. Antes de começar, é importante frisar que, ao fazer um financiamento, você estará alienando o bem comprado ao banco. 

Em outras palavras: quando você compra uma casa por meio de um financiamento, ela fica atrelada ao banco até que as parcelas sejam todas pagas. O mesmo acontece em um financiamento de veículo. 

Financiamento imobiliário

De acordo com a lei, no financiamento imobiliário a instituição financeira pode entrar com pedido de tomada do bem após o atraso de três parcelas. Porém, isso é bastante raro no mercado atual. 

Esse processo de retomada consiste no pedido do banco para tomar o bem e colocá-lo a leilão. Mas como os leilões de imóveis não são operações fáceis, os bancos retardam ao máximo a tomada do imóvel. Afinal, um bem sem uso apenas gera gastos para a instituição. 

A forma mais comum de os bancos pressionarem pelo pagamento das parcelas atrasadas é a inscrição dos inadimplentes em serviços de proteção ao crédito como SPC e Serasa. 

Financiamento de veículo 

No financiamento de automóveis, não há um prazo determinado por lei para que um banco busque retomar a posse do veículo. Segundo a lei, a instituição financeira pode pedir a posse do bem um dia após o vencimento da primeira parcela atrasada. 

Porém, esse procedimento também não é comum. Muitos bancos e financeiras tentam renegociar com os inadimplentes para regularizar a situação. Isso geralmente acontece após o atraso de três parcelas do financiamento. Contudo, se não houver acordo, o banco geralmente consegue a busca e apreensão do veículo. 

Como renegociar as parcelas atrasadas de um financiamento? 

O primeiro passo ao atrasar parcelas do financiamento é procurar o banco. A instituição financeira precisa perceber que você está querendo sair da inadimplência. Dessa forma, é possível explicar os motivos e buscar soluções de renegociação como congelamento das parcelas por um período ou diminuição do valor das parcelas. 

O que você não pode é ficar parado. Por isso, a melhor dica que podemos dar é que você entre em contato com o banco, antes que a instituição fale com você para tentar regularizar a situação. 

É importante entender que, para o banco, o que mais importa é o pagamento da dívida. Dessa maneira, a instituição financeira não tende a dificultar uma renegociação de dívida ou até um congelamento de parcelas. 

Regularizar a sua situação com o banco é uma maneira de resguardar não apenas contra a perda do seu imóvel ou veículo, mas também de evitar que o seu nome seja inscrito em serviços de proteção ao crédito, o que dificulta bastante a vida financeira. 

Conclusão

Agora que você já sabe quantas parcelas pode atrasar do seu financiamento, busque tentar resolver a sua situação o mais rápido possível para não correr nenhum risco. Atrasar parcelas e não se mostrar preocupado com isso é a pior forma de agir nesse momento.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Outros Artigos

*/ ?>
whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse