Revista Portal Útil

Soluções online para melhorar nosso cotidiano surgem a cada dia, muitas delas focam em ajudar pequenos empreendedores a potencializar suas chances de sucesso, seja por meio de ferramentas de automatização ou em forma de economia de custos fixos.

Conheça neste artigo 3 serviços essenciais que todo empreendedor de PME deveria conhecer.

O que este artigo aborda:

3 serviços que todo pequeno empreendedor deveria conhecer
3 serviços que todo pequeno empreendedor deveria conhecer
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Contabilidade online

O serviço de contabilidade online é uma forma de pequenos empreendedores descomplicarem os serviços contábeis e ao mesmo tempo economizarem nas taxas.

De forma segura e barata é possível organizar todas as questões fiscais de sua empresa, se preparar para o crescimento, e evitar qualquer problema futuro.

Além disso, tudo é feito pela internet e guardado em segurança por um sistema na nuvem, ou seja, você poderá acessar de qualquer lugar. Isso ajuda muito na organização da empresa, pois evita papelada, e facilita que todos os prazos sejam respeitados.

A contabilidade online não substitui o serviço de um contador exclusivo para sua empresa, no entanto, como os custos de uma assessoria contábil podem ser considerados elevados para pequenos negócios, a alternativa online tem conquistado cada vez mais clientes.

Entre os serviços oferecidos estão:

  • Abertura de empresa;
  • Emissão de guias de impostos;
  • Geração de folha de pagamento;
  • Elaboração de relatórios;
  • Suporte para entrega da declaração de imposto de renda de pessoas jurídica (DIPJ);
  • Escrituração do livro caixa, balanço anual, conciliação de saldos contábeis;
  • Entre muitos outros serviços.

O serviço de contabilidade online é cobrado de forma mensal, com diversas opções de plano de acordo com o tamanho da empresa e recursos extras. Um das plataformas mais populares é a Contabilizei, que cobra entre R$ 89,00 e R$ 289,00 por mês; com alguns serviços cobrados a parte – por exemplo, R$ 3,98 por boleto.

Comparador de meios de pagamentos

O pequeno empresário é o público principal da maior parte das soluções de pagamentos, como máquina de cartão, conta digital e cartão de crédito.

O problema é que por vezes empreendedores não assessorados escolhem soluções ruins simplesmente baseados em um comercial de televisão e marca forte, e acabam ficando presos em taxas altas que apertam sua margem de lucro.

Hoje em dia – graças à internet – existem formas de ler sobre as mais diversas soluções de pagamentos disponíveis. Um ótimo exemplo é o site Indike.com.br, que fornece análises completas sobre o segmento, com dicas sobre maquininhas com menor taxa, e melhores equipamentos para cada tipo de negócio.

  • Os principais pontos que você deve ser preocupar são:
  •  Escolhe uma solução com taxas baixas;
  • Conheça as melhores maquininhas de cartão em custo-benefício;
  • Economize taxas na conta digital PJ escolhendo uma opção grátis ou econômica;
  • Escolha um cartão empresarial sem anuidade.

WhatsApp para negócios

Todos conhecem a versão comum do aplicativo WhatsApp, usada para conversar entre amigos, familiares e grupos.

Mas a versão business do app tem feito cada vez mais sucesso, a principal vantagem é acelerar a conversa com seus clientes através de funções como respostas automáticas, chatbot, catálogo de produtos e até meio de pagamento.

Na opção perfil você pode adicionar seu endereço completo, horário de funcionamento, segmento comercial, e-mail, site, além da tradicional foto. Esses recursos facilitam que os clientes encontrem todas as informações básicas de forma prática.

No catálogo de produtos é possível cadastrar cada item separadamente, com foto, preço, descrição e link.

Mas sem dúvida o item mais interessante são as mensagens automáticas, é possível programar mensagem de boas-vindas; mensagem ao receber contato fora do horário de atendimento; e atalhos para respostas prontas para perguntas muito repetidas.

Também existe a opção de chatbot (robô de mensagem), mas este deve ser usado com auxílio de um fornecedor externo. Apesar de poderoso, esse recurso deve ser configurado com cuidado para que o cliente não fique perdido na conversa. E também não é indicado substituir totalmente o atendimento humano por um robô.

Recursos:

  • Evite que clientes fiquem sem resposta por muito tempo com uma mensagem de boas-vindas;
  •  Programe uma mensagem automática ao receber contato fora do horário de atendimento;
  • Respostas rápidas: crie mensagens prontas para serem acionadas com um simples toque no teclado; recurso útil para perguntas repetidas por vários clientes;
  • Criar conversar automatizadas através de robôs de mensagem;
  •  Criar perfil com informações completas do negócio;
  •  Elaborar um catálogo de produtos;
  • Marcar conversas com etiquetas categorizadas;
  • Acompanhe estatísticas de uso (mensagens enviadas; entregues; lidas e recebidas), muito útil para analisar campanhas de marketing.

A controvérsia é pela questão da política de privacidade, que tem sido notícia constante em grandes portais de conteúdo em 2021.

Como as conversas automatizadas dependem de fornecedores externos que acessam a API do WhatsApp (inclusive o próprio Facebook), algumas garantias como  a criptografia de ponta a ponta passam a não existir. Além disso, conversas podem ser usadas pelas empresas contratantes para exibir anúncios em outras plataformas do Facebook.

Por conta disso, muitos usuários têm migrado para concorrentes como o Telegram, portanto também faz sentido sua empresa ter uma conta na solução rival.

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