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A busca por abrir o próprio negócio está entre as maiores realizações na vida de muitos indivíduos. A perspectiva de uma renda maior, a promessa de independência financeira e a oportunidade de crescimento transforma o trabalhador em empreendedor

Como um termo abrangente, para colocar o sonho do empreendedorismo em prática, é necessário definir exatamente a proposta de negócio. As ideias mais bem-sucedidas partem da exploração de uma demanda ainda não vista em determinado nicho de mercado. 

Nesse artigo, conheça como iniciar a carreira como empreendedor e quais os traços essenciais desse profissional, que reúne habilidades técnicas e de gestão para lidar com a produção de mercadorias e comunicação com grupos de interesse. 

O que este artigo aborda:

Acredite no seu sonho e se torne empreendedor!
Acredite no seu sonho e se torne empreendedor!
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O pontapé inicial

O ato de empreender depende da identificação de oportunidades lucrativas. O empreendedor deve ser um profissional visionário, com amplo conhecimento de seu mercado e coordenadas claras do que deve ser feito. 

Existe uma série de etapas básicas para iniciar os trabalhos em qualquer empresa, essenciais para seu desenvolvimento saudável. Antes da criação de uma bela vitrine, por meio de gravação em madeira, a preparação para a abertura da empresa passa por:

  • Elaboração de um plano de negócio detalhado; 
  • Levantamento de dados orçamentários; 
  • Criação de um capital de giro;
  • Escolha do regime tributário e modelo de atuação; 
  • Definição dos profissionais; 
  • Estudo do público-alvo do produto; 
  • Ações de benchmarking e análise de mercado. 

Além disso, o empreendedor deve desenvolver um bom conjunto de stakeholders no que diz respeito ao investimento externo, marcado por sócios e indivíduos que estejam dispostos a apostar no negócio e acrescentar valores ao patrimônio líquido. 

Leia também: Razão social: Um guia prático para o empreendedor

Trabalhando características essenciais

As características mais fundamentais nesse sentido são constantes e independem do tipo de negócio ao qual o profissional está inserido. Assim, ser um empreendedor vai além da abertura da empresa e exige a demonstração de qualidades como: 

Organização

A organização é um fator de peso na sobrevivência de uma empresa, sendo o descuido com o clima interno uma das principais causas de falência em empreendimentos. É um aspecto cultural e de infraestrutura, como um carimbo grande personalizado

Segundo as teorias da administração, existem três grandes pilares para a gestão de qualquer empresa: o planejamento, a organização e o controle. Em todos, parte do estabelecimento de metodologias verificáveis. 

O gestor deve implementar uma cultura que valorize o compartilhamento de informações objetivas e a catalogação do trabalho em ciclos, além de acompanhar as questões contábeis e jurídicas da empresa detalhadamente. 

Por exemplo, uma loja para serviços de banho e tosa leva e traz deve implementar métodos objetivos de planejamento e análise de mercado que norteie as decisões do empreendedor, de modo que o hábito se estenda a todos os líderes.

Empresas organizadas aplicam uma cultura de dados, baseada na avaliação do desempenho por critérios universais, claros e precisos, de modo a garantir a transparência e o entendimento completo de tudo o que é feito no negócio. 

Aprendizado ágil

O empreendedor se diferencia de um gestor comum ao compreender que o mercado é um órgão em constante transformação, assim como todas as relações humanas. Portanto, manter-se estagnado é uma posição inadmissível para si e para os outros. 

O aprendizado ágil é a capacidade de adquirir novos conhecimentos a partir das experiências cotidianas, como um adestrador de cães, e transformá-los, de maneira prática, em soluções inovadoras. É uma união entre técnica e empirismo. 

O empreendedor interessado em estimular o aprendizado ágil em si e em seus colaboradores deve construir um espaço onde o desenvolvimento de habilidades técnicas e pessoais é encorajado, estabelecendo uma simbiose entre ambiente externo e sala de aula. 

Comunicação

Na posição de líder, o empreendedor é um comunicador. Seu papel é unir e direcionar a equipe em torno de um mesmo ideal. Trabalhar as habilidades de comunicação é, sobretudo, compreender as necessidades de sua equipe e extrair o melhor dela. 

O líder atua como um elemento motivador dos profissionais, que apresentam perfis de comportamento, trajetórias de carreira e necessidades pessoais distintas. Por isso, seu papel é adaptar a comunicação à sua audiência. 

Nisso consiste a qualificação dos stakeholders, isto é, os grupos de interesse do negócio, que envolvem funcionários, consumidores e parceiros: a construção de pontes que permitam o diálogo aberto e a contemplação de suas respectivas necessidades. 

Conclusão

O empreendedorismo é uma atividade crucial para o crescimento econômico de determinada região, representando cerca de 30% da força ativa no contexto nacional. A criação de empresas é um indicativo importante do poder de compra do cidadão. 

Portanto, investir no sonho de tornar-se um empreendedor pode ser um salto que representará um aumento significativo na renda pessoal, com perspectivas de crescimento de acordo com o potencial do negócio e do mercado em que está inserido.

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